segunda-feira, março 15, 2010

Atividade - aula 01

Estou na modalidade de aluna ouvinte ou aluna "bicona", como brinca o prof. André, mas estarei regularmente as aulas e vou acompanhar as atividades, mesmo tendo ciência que nem sempre as mesmas serão analisadas.
Problema da Pesquisa:
As Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem ações inclusivas às Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) influenciam na qualidade de aprendizagem dos acadêmicos e gera maior visibilidade na comunidade acadêmica?
Objetivos
Identificar as Bibliotecas das IES de Brasília que possuem ações inclusivas.
Descrever as ações inclusivas que são realizadas nas IES e para que tipos de usuários PNEs estão direcionadas.
Verificar se ações inclusivas podem gerar maior visibilidade da biblioteca perante a comunidade acadêmica que ela está inserida.

Resumo
Ações inclusivas voltadas para bibliotecas universitárias não são muito comuns, pelo que observei após visitas em várias instituições em diversas partes do país. Os acadêmicos PNEs são uma realidade dentro das instituições e um grande "susto" ao professores que não sabem como proceder o que dificulta a orientação aos trabalhos e pesquisas que deverão ser realizados para o sucesso desse aluno.
As bibliotecas universitárias já deveriam estar preparadas para atender esse novo usuário, com equipamentos, pessoal e programas de treinamentos específicos. Como ex-diretora de um Sistema de Bibliotecas que teve um programa de apoio implantado, sei das dificuldades e das emoções que causam esse novo serviço dentro da biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário